quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Quais as colas e fitas que uso para o scrapbooking?


É uma das perguntas que mais me fazem, "Bruna, quais as colas que você usa?", "Qual cola você usa para o papel paraná?" ou "Qual cola você utiliza para colar as fitas de cetim?". Own, my friend, vou te responder tudinho já já. Yessss!!!

Bom, na fotinha aí de cima estão todas as minhas colas e fitas, mas vou especificar cada uma delas pra você e o porquê de tantas (jura? Eu acho tão pouco!). A prioridade deste post era falar sobre as colas, mas incluí as fitas porque afinal elas também colam né?!

1 - COLA PARA SCRAPBOOK: lógico que tem que ter né?! Atualmente, uso mais a da marca TEC, a chatice dela é que ela entope o bico demais mas demais mesmo, isso costuma atrapalhar na linha de produção por aqui; a que amoooo de paixão é a da marca Repeteco, mas passei mais de 2 anos sem conseguir comprá-la, foi quando passei a usar da TEC, ambas têm o bico bem fino, o que é ótimo para aplicação, secagem super rápida. Costumo comprá-las em lojas online para scrapbook, aqui na minha cidade tem uma papelaria que vende a da TEC. Uso elas para colar apenas papel.


2 - COLA BASTÃO: a uso muito pouco, pouco mesmo, não sou muito fã, costumo dizer que usando ela colo mais os dedos do que o papel. A uso para colar papel fino (o papel sulfite, chamequinho) sobre algum papel mais grosso, é o caso das mensagens dos álbuns, imprimo-as, corto e depois colo com a bastão sobre um papel de scrap. Gosto dela porque não enruga ou faz bolhas no papel.

3 - COLA PARA EVA: a uso bastante e acho super barata, uns R$ 2,50, sabe quando você não acha cola de scrap? Então, usa a de EVA, o bico é mais grosso, mas seca rápido e tem excelente fixação; costumo usá-la para colar coisas de papel que quero ter a certeza que estarão bem coladas, como flores, enfeites e etc. Até pérolas e botões eu já colei com ela. Adoro! Antes de comprar procure saber se a marca que está comprando é livre de ácido (acid free). Super fácil de encontrar, na papelaria mais próxima de você.

4 - COLA EM RELEVO: sempre desejei esta mini cola, mas nunca a encontrava. Agora, se tornou meu xodó, a uso para colar botões, pérolas, tecido, gesso e etc. Seca rápido, boa fixação e é meio transparente. Adoro...Você a encontra em lojas de artesanato ou de scrapbook.


5 - COLA DE SILICONE LÍQUIDA: digamos que é a minha Super Bonder, se alguma coisa não cola com as outras colas, com ela vai colar rsrs. Uso ela para colar as camadas de papel paraná, sabe aquele quadro de scrapbook com a moldura totalmente de papel, cola uma camada sob a outra com ela aí, também a uso para colar fita de cetim no papel, botões, madeira, flores que são mais bicudinhas, quando elas ficam muito difíceis de grudar com a cola normal já saio colando com a de silicone. Antes de encontrar a cola relevo, era a de silicone que eu usava para colar botões e pérolas. Você a encontra em papelarias ou lojas de artesanato, ela é mil e uma utilidades, te juro! Já usei de várias marcas, podes ver aí na foto que são diferentes. Ah! Ela mela bastante, então use com moderação porque senão você sairá grudando até a unha rsrs as minhas vivem com fios de silicone sob o esmalte haha.


6 - FITA DUPLA FACE E FITA BANANA: ao contrário do que pensam, eu só colo as fotos sob o papel de scrap com a fita dupla face, cada rolo custa os olhos da minha poker face de tão caro, acaba rápido, mas é excelente, não colo as fotos com cola de scrap porque o dedo pode melar de cola e sem querer manchar a foto e deixar digitais, então, em último caso, eu uso, senão, só fita mesmo; costumo usar a da marca "Embalando". A fita banana nem preciso dizer né, a que garante nosso amado efeito relevo, deixa tudo altinho e pra cima, fora que tem uma excelente fixação e como cola rsrs.


Vale ressaltar uma coisa, todas as colas que você for usar para o scrapbooking devem ser ACID FREE (livres de ácido). Leia o rótulo para ter certeza disso! Afinal, não queres correr o risco de ter suas fotos amareladas, desbotadas ou manchadas com o passar do tempo né?!

Espero que tu tenha gostado do post e tenha sido de boa ajuda! Tô sempre lá no Instagram e Snapchat @brunahalcantara ou no Facebook @scrapbruna.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário